quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Projeto Cultura Agrícola Consciente

PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SILVANA

Resumo
Profª.: Ilane Konrad Hübner₁
Prof.: Valdeci Aldemar Hübner₂
Projeto Cultura Agrícola Consciente.

Introdução.
A Escola Municipal de Educação Básica Silvana, localizada na zona rural de Sinop é uma das 3 Escolas de Campo do município e por isso desenvolve projetos voltados a sua realidade. Além disso, o contexto social das crianças que freqüentam a escola, motiva atividades que estimulem conhecimentos e informações para a implantação, em suas residências, das práticas desenvolvidas na escola como, implementar a reciclagem do lixo, compostagem, cultivo de horta, pomar e jardim.
As transformações climáticas do planeta requerem conhecimento e conscientização sobre as diversas questões ambientais. A escola tem assim, a “obrigatória oportunidade” de orientar e estimular seus alunos para a prática da cidadania consciente.
O fator alimentar e nutricional vem chamando a atenção dos profissionais e especialistas da área. Obesidade e subnutrição são a prova de problemas alimentares. O consumo diário de frutas, verduras e legumes é, sem dúvida, garantia de saúde.

Desenvolvimento.
O desenvolvimento do projeto tem por objetivo, não apenas ensinar às crianças a montar canteiros, plantar verduras e árvores e reciclar o lixo mas um aprendizado integral que abrange também, trabalhos de pesquisa, leitura e reflexão, bem como, diversas formas de produção e expressão: textos, cartazes, placas de identificação e orientação, teatro e músicas. Não buscamos criar um modelo de produção, mas construir possibilidades, variações e mudanças. “Nada” acabado e “tudo” em construção. Quanto aos trabalhos que serão desenvolvidos na horta, pomar, jardim e minhocário/compostagem, os alunos serão auxiliares práticos, quer dizer, não serão nunca responsáveis, e/ou, obrigados a realizar atividades que excedam suas capacidades físicas. Auxiliarão os professores/coordenadores na execução das tarefas, a fim de poderem relacionar teoria e prática.

Conclusão.
Resumidamente devemos alertar, de que todas estas justificativas de nada valerão se não conseguirmos que as crianças adquiram o mínimo de “conhecimento, capacidade de convívio, que saibam fazer e principalmente saibam ser atores, não apenas coadjuvantes” de uma sociedade mais justa e responsável.

₁. Profª efetiva da Rede Municipal de Sinop, lotada na EMEB Silvana, especialista em Psicopedagogia.
₂. Prof efetivo da Rede Municipal de Sinop, lotado na EMEB Silvana, especialista em Psicopedagogia.

Anexos.
Horta
Plantio e colheita


































Compostagem


































Jardinagem
Renovando os canteiros


















Nenhum comentário: